Motores: novos limites do Proconve a partir de janeiro

fase Proconve MAR-1 permite a redução das emissões dos poluentes monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx)

Por Conexão Mineral 23/01/2017 - 15:22 hs
Foto: JCB
Motores: novos limites do Proconve a partir de janeiro
Motor produzido pela JCB atende a fase Proconve MAR-1

O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) estabeleceu diretrizes, prazos e padrões legais de emissão para diferentes categorias de veículos automotores. A partir de janeiro deste ano, todas as máquinas agrícolas e de construção deverão ter seus motores fabricados de acordo com os novos limites de emissão estabelecidos pela fase Proconve MAR-1. Por conta disso, a JCB investiu no desenvolvimento de seus motores, de fabricação própria, e foi definida uma estratégia para cada linha do portfólio da empresa. Segundo Rodrigo Peixoto, gerente de engenharia da JCB do Brasil, “diante da nova legislação aproveitamos para fazer uma avaliação geral da performance de todas as linhas de produtos que, além da robustez já reconhecida, apresentam agora um sistema de filtragem adaptado para a realidade brasileira e tanques de combustível protegidos contra corrosão”.

Segundo o fabricante, as pás carregadeiras apresentam motor eletrônico, com mais torque e potência, sem perder de vista a economia de combustível. As escavadeiras hidráulicas, já reconhecidas pela economia de combustível, uniram esta característica com um motor eletrônico de 4 cilindros, além de agregarem o melhor sistema de filtragem de diesel do mercado. A linha de retroescavadeiras conta com motor mecânico, com destaque para o baixo custo de manutenção.

Um dos principais benefícios destas alterações está nos ganhos em desempenho das máquinas, que permitem a redução das emissões de material particulado, menor desgaste dos anéis e cilindros, aumento da vida útil e menor deterioração do óleo lubrificante.

 

Além disso, a fase Proconve MAR-1 permite a redução das emissões dos poluentes monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx): se comparada com motores não certificados ou não regulamentados, a redução da poluição de material particulado nesta fase pode chegar a 85% e a de NOx até 75%.